sexta-feira, 8 de abril de 2011

31 municípios de Alagoas correm risco de epidemia de dengue

A Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (Sesau) divulgou os dados sobre os casos de dengue em Alagoas. Segundo o boletim semanal, 31 municípios correm risco de passar por uma epidemia da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Belém e Marechal Deodoro já apresentam quadro epidêmico.
No total, foram 1.656 casos notificados de suspeita da dangue, em 74 municípios. Outros 28 encontram-se sem informação na base de dados do SINAN, o que não descarta a existência de casos nessas cidades do interior de Alagoas.
Os municípios que correm risco de epidemia de dengue são pela ordem alfabética: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Canapi, Craíbas, Coité do Nóia, Campo Alegre, Carneiros, Campestre, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Inhapi, Mata Grande, Monteirópolis, Minador do Negrão, Murici, Maribondo, Major Isidoro, Piranhas, Palmeira dos Índios, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, São Sebastião, São Luís do Quitunde, Satuba, Teotônio Vilela e Taquarana. Belém também aparece na lista, mas já foi confirmada a epidemia na cidade interiorana.
Os dados apresentados pelo boletim da Dengue em Alagoas também mostram que outros 37 municípios estão em situação de alerta. No estado, cinco óbitos causados pela dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença, foram registrados, mas apenas dois confirmados.
43 casos são suspeitos de terem sido causados por dengue hemorrágica, nos municípios de Arapiraca, Atalaia, Girau do Ponciano, Maceió, Marechal Deodoro, Rio Largo e São José da Laje.
O LACEN analisou 85 amostras de sorologia e 22 amostras de NS1 para dengue, provenientes de 31 e 12 municípios do Estado. Das amostras analisadas, 26 sorologias (30,59%) e 03 NS1 (13,63%) foram positivas, o que indica a circulação do vírus nos municípios de Arapiraca, Atalaia, Campestre, Campo Alegre, Craíbas, Girau do Ponciano, Inhapi, Junqueiro, Maceió, Marechal Deodoro, Mata Grande, Murici, Pão de Açúcar, Penedo, Piaçabuçu, Roteiro, São José da Laje, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Milagres, Satuba, Teotônio Vilela e União dos Palmares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário