quarta-feira, 13 de abril de 2011

Barreiras de Coruripe

           A 96 km de Maceió, Barreiras de Coruripe é um pequeno distrito localizado no litoral sul de Alagoas no município de Coruripe próxima à foz do Rio São Francisco. O local tem um pouco mais de 4.500 mil habitantes. Apesar de sua população viver basicamente da pesca, do cultivo da cana-de-açúcar, coleta de coco, artesanatos, turismo e servidores públicos. O distrito tornou-se conhecido pelas belezas de suas praias e da foz do rio Coruripe, que atraem centenas de turistas anualmente em busca de descanso ou de muita badalação.
            Barreiras de Coruripe esta localizada em um ambiente totalmente litorâneo, o local destaca-se pela sua beleza exuberante.
             Encravada entre os coqueiros, mangues e um belíssimo mar, proporciona a todos que a visitam lindas recordações. Hoje, com mais de 4.500 mil habitantes, é um dos mais belos cartões - postais turísticos de Alagoas e do Brasil. As praias do Canoé e Balança ficam logo após a travessia do rio Coruripe com pouco acesso. Toda a orla do rio é enfeitada por coqueiros que dão um toque mágico à paisagem deslumbrante.
             A vista panorâmica do distrito tem localização privilegiada. Banhado pelo oceano atlântico, Barreiras destaca-se no cenário nacional principalmente pela beleza exuberante das suas paisagens. Areias, brancas e finas, sol, céu e um verdejante mar, em frente à imensidão de coqueirais completam o cenário paradisíaco.
             Situado no município de Coruripe, o distrito de Barreiras é o primeiro distrito no litoral sul do centro da cidade. O rio Coruripe banha o local indo desaguar no oceano atlântico nas proximidades do Pontal do Coruripe divisa com Barreiras. Os índios Caetés foram os senhores destas terras a era do descobrimento do Brasil. O morro da Sibirina, Conhecido por muitos como barreiras vermelhas deu nome ao distrito.
             Seu clima é subúmido característico da zona litorânea e sua temperatura varia anualmente de mínima 20º para máxima de 34º a 38º Celsius (temperatura elevada).

Informações básicas do distrito de Barreiras de Coruripe:
*Distrito: Barreiras de Coruripe,

*Habitantes: Cerca de 4.500,

*Rio: Coruripe,

*Praias: Canoé e Balança,

*Hotelaria: 2 Pousadas,

*1 Fabrica de Gelo: Associação dos Pescadores de Barreiras,

*Gastronomia: 3 Bares e 2 Restaurantes,

*Padroeiros: São Sebastião, São Francisco Xavier e São Judas Tadeu.

*Associações Comunitárias e Produtivas: 7 Associações: ADESTURB – Associação de Desenvolvimento Social e Turístico de Barreiras, AOBARCO – Associação dos Ostreicultores das Barreiras de Coruripe, AMAB – Associação dos Moradores e Amigos de Barreiras, AMUBS – B – Associação das Mulheres Unidas Pelo Bem Social de Barreiras, A. P. B. – Associação dos Pescadores de Barreiras, A. D. C. B – Associação de Desenvolvimento Comunitário de Barreiras e ASTIB – Associação dos Taxistas Independente de Barreiras .

*Folguedos: Baianas Praieiras, Xaxado, Pastoril, Carimbó e Quadrilha Os Pestinha,

*Acessos: AL 101 sul, Al 131 sul, BR 101 sul,

*Distância da Cidade de Coruripe: 4 km,

*Distancia da Capital: Aproximadamente 100 km.

           O distrito de Barreiras teve sua origem de uma feitoria de pau-brasil construída pelos Franceses no inicio do século XVI.                 
           A praia da Balança foi o local onde no passado se trocava pau-brasil por produtos europeus. Foram estas as primeiras terras avistadas pelas esquadras de Pedro Álvares Cabral e descritas por Pero Vaz de Caminha a era do descobrimento do Brasil.

Um comentário:

  1. Amo esse Paraizo omde passei toda minha infãncia e juventude e espero esta ai na minha melhor idade

    ResponderExcluir