quarta-feira, 13 de abril de 2011

            Barreiras esta a 4 km de Coruripe e aproximadamente cerca de 10 minutos de transporte rodoviário e 40 minutos caminhando. O povoado Barreiras teve origem de uma feitoria de pau-brasil construída pelos franceses no inicio do século XVI. A praia da Balança foi o local onde no passado se trocava pau-brasil por produtos europeus. Foram estas as primeiras terras avistadas por Pedro Álvares Cabral e descritas por Pero Vaz de Caminha no descobrimento do Brasil a era do descobrimento. A devoção ao padroeiro são Sebastião veio das lutas travadas pelo povo contra os protestantes calvinistas Franceses que se estalaram na região. As primeiras famílias estaladas nas barreiras vieram do sertão de Alagoas e Pernambuco.
          As primeiras famílias surgidas em barreiras sendo conhecido o local por muito como Batel ou Estrada de Ferro no passado; foram as seguintes: Ramalho Lessa, Rosa, Goulart, Caninana e Vilela.
          Eram famílias simples, formadas por pessoas cujo trabalho era quase sempre tiragens de cocos, pesca artesanal, agricultura e muitos poucos servidores publico na época.
           A família Ramalho, era formado por João Miguel pai de Pedro Ramalho, Miguel Visgeiro e Vitória Maria dos Anjos, residentes na Estrada de Ferro.
          A família Lessa, era formado por Aureliano da Trindade Lessa, Manoel Simões da Trindade Lessa e João Antonio da Trindade Lessa, residentes na Estrada de Ferro. 
          A família Rosa, era formado por João Rosa, pai de Manoel Rosa, França Rosa, Chico Rosa e João Antonio Rosa, residentes na Estrada de Ferro.
           A família Goulart, era formado por Chiquinha Goulart e Maria Prazeres Goulart, residentes no Batel nas proximidades da foz do rio Coruripe.
          A família Caninana, era formado por Luiz Caninana, pai de Dito Caninana, Silvino Caninana e Caie Caninana, residentes no Batel.
          A família Vilela, era formada por Luiz Francisco Vilela, pai de José Francisco Vilela, Maria Thereza Vilela e Benvida Vilela, residente no Batel.
          Essas foram às primitivas famílias existentes no povoado Barreiras de Coruripe, que fizeram do dia-a-dia deste local o cenário perfeito para ser um dos povoados mais culturais da história Coruripense.

 
  

Um comentário:

  1. Adorei conhecer esse blog, eu sou do Rio mas a minha família é da Barreira e eu sou apaixonada por esse lugar, sempre que eu posso eu passo minhas férias aí.
    Um dia eu vou morar na Barreira.
    Por favor continue informando os acontecimentos
    da região. Ficarei muito agradecida de saber como andam as coisas por aí.

    ResponderExcluir