segunda-feira, 11 de abril de 2011

Coruripe. O maoir e mais belo litoral de alagoas

                O município de Coruripe situa-se na Costa dos Coqueiros, ou mais precisamente na região das lagoas e mares do sul, litoral sul do Estado de Alagoas, entre os municípios de Jequiá da Praia e Feliz Deserto, banhado pelo Rio Coruripe, que deu o nome ao município, está aproximadamente a 85 km da capital, Maceió.
                É conhecido como "Paraíso das Águas" e destacamos sua redondeza repleta de belezas naturais espalhadas por toda a zona, praias de grande extensão e várias lagoas, ressaltamos a Lagoa Poxim e a Lagoa do Pau. Sua costa é bastante freqüentada pelos amantes do mergulho e do sub marinismo, com exuberantes piscinas naturais formadas entre os recifes de corais é também um lugar onde foram encontrados importantes naufrágios.
                    O município de Coruripe está situado na Meso-região da mata atlântica alagoana e na micro-região dos tabuleiros de São Miguel dos Campos. O rio Coruripe, chamado pelos índios Caetés de Cururugi, foi quem deu origem ao nome do município. Seu clima é subúmido característico de zona litorânea.
                 Em Coruripe a natureza esbanjou talento. Destacam-se as praias de Pontal do Coruripe, Miai de Cima e Miai de Baixo, e as Lagoas de Jequié, Escura, Vermelha e a Lagoa do Pau, e a foz do rio Coruripe indo desaguar no oceano atlântico divisa com o povoado Barreiras.
                Localização da sede do município: 10m de altitude e posição determinada pelo paralelo com 100. C e 70" de latitude ao Sul e em sua intersecção com o meridiano são de 36 c e 11" de latitude Oeste
                Limites: com os municípios de São Miguel dos Campos e Jequiá da Praia ao Norte, Junqueiro, Teotônio Vilela, Penedo a Oeste, Feliz Deserto e Oceano Atlântico ao Sul e o oceano Atlântico ao Leste. .
                Distância da cidade de Coruripe à Usina Coruripe – Matriz: 14 km
                População do município: 44.313 habitantes em 2004 e de 51.027 habitantes em 2007 segundo estimativas do (IBGE).
                Economia: Cana-de-açúcar, coco, turismo, Indústria de Sucos de frutas tropicais, servidor público, cultura do maracujá, artesanatos e gás natural.
                Principais festas anuais: Bom Jesus dos Navegantes e São Sebastião (Janeiro), São José do Poxim (19 de Março), Emancipação Política (16 de Maio), São Roque (16 de Agosto) e da padroeira Nossa Senhora da Conceição (08 de Dezembro).
              Área: 1002 Km², sendo o segundo maior município de Alagoas, em dimensão territorial.
             Temperatura média anual: 24,4 °C.
             A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, é um dos cartões postais da cidade, antes de ser o que é hoje foi em primeiro lugar uma pequena capela rústica, graças a um incêndio o monumento foi destruído, dando lugar em 1887 a atual igreja.
             Este templo religioso possui um estilo neoclássico rico em detalhes onde se destacam algumas partes montáveis de madeira, além disso, podem-se destacar algumas imagens histórias que ai estão como as de São Sebastião, São José, Santo Antonio, N. Senhor Glorioso e a da Padroeira, entre outras, e os falecidos que ai repousam de maneira histórica nas paredes da sacristia. Este monumento perdeu, porém boa parte de sua originalidade devido à ação do tempo como seu piso e forro originais e as grades do altar. Conserva, porém sua rica essência destacada nos seus altares, coro e púlpito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário