quarta-feira, 13 de abril de 2011

A origem do Grupo as Baianas Praieiras de Barreiras

                   Baianas é a roupa vestida pela negra, pela mestiça de Salvador. As baianas usam uma saia rodada de várias cores, anágua (saia de baixo, engomada), uma bata (blusa branca comprida e solta). Um pano da costa (comprido manto de algodão listrado), um torso ou turbante de algodão ou seda à volta da cabeça, calçam chinelos de salto baixo, e se enfeitam com colares, brincos, braceletes e balangandãs. Carmen Miranda universalizou a baiana em Hollywood, vestindo-se como verdadeira baiana, e cantando "O que é que a baiana tem?".
                   Baianas é um grupo de dançarinas com trajes de Baianas, que dançam e fazem evoluções, vem dos maracatus de Pernambuco, com elementos dos Pastoris e dos Cocos.
                   O grupo as Baianas Praieiras de Barreiras de Coruripe tem registro nos maiores locais de patrimônios vivos do estado como a mestra dona Maria José dos Santos conhecida como Maria Padeiro que esta na lista de patrimônio vivo da cultura alagoana.
                   Fundado no ano de 2002, sendo formado por 12 senhoras do povoado Barreiras. Possue dois lados: o vermelho conduzido pela mestra Maria José dos Santos e o Azul atualmente comandado pela contra mestra a senhora Elza da Silva, ficando assim, no lugar na senhora Lenita dos Santos.
                   Tradição das Baianas, os seus componentes, seus ensaios e reuniões são feitas nos quintais de seus componentes. Fizeram uma parceria com tocadores da comunidade e os instrumentos são o toro, zabumba e ganzá. O grupo é muito conhecido em todo o estado, principalmente no litoral sul de alagoas, já foi varias vezes premiado e saiu em varias colunas de jornais e documentários televisivos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário