sexta-feira, 8 de abril de 2011

Projeto sócio- ambiental promove limpeza do Rio Coruripe, no povoado Barreiras

Durante o último fim de semana, a Associação de Desenvolvimento Social e Turístico de Barreiras (Adesturb) deu início ao projeto “Adesturb no Corredor da Folia”. Cerca de 100 alunos da escola municipal José de Carvalho Souza, do povoado Barreiras, realizaram, na sexta-feira, 25, com professores de História e Geografia da unidade, a limpeza de um dos mais belos cartões postais do Litoral Sul alagoano: o Rio Coruripe.
Num espaço de cerca de 500m, entre a Praça Rosalva Lessa Cabral e a praia do Canoé, onde são realizados, todos os anos, os shows da folia de momo, o grupo coletou, somente no período das 8h30 às 10h, a quantidade equivalente a duas caçambas de lixo. Entre o material recolhido, galhos de árvores e palhas de coqueiro, copos de plástico, garrafas peti, papéis, pedaços de borrachas, entre outros, jogados por membros desavisados da própria comunidade.
Segundo Diogo Castro, presidente da Adesturb, o projeto tem como principal objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância de se conservar o ecossistema local (praias, rio e manguezal), “incluindo nessa conscientização os estudantes, para que possamos disseminar entre eles tal consciência, e que assim possam trabalhar como agentes multiplicadores, plantando na população os cuidados com o meio ambiente para a melhoria da qualidade de vida”, disse.
Ainda segundo Castro, o projeto é bastante amplo. “Além da consciência ambiental também trabalhamos o desporto, educação para o trânsito e cuidados com a saúde através da preservação contra DST’s e AIDS, e todo esse serviço só está sendo possível por conta da participação de todos os parceiros”.
“Além do apoio dos alunos e professores das escolas José de Carvalho Souza e Liege Gama Rocha, através da Prefeitura de Coruripe, na pessoa do prefeito Marx Beltrão, a quem aproveito para agradecer e parabenizar pela visão abrangente sobre o que é funcional para o bem comum”, agradeceu Castro.
Serão realizados torneios esportivos como incentivo ao esporte voltado à saúde física e mental.Ainda de acordo com o coordenador e idealizador do projeto, outra “ação importante é o alerta aos motoristas sobre os perigos de misturar bebida alcoólica e direção, para que possamos evitar constrangimentos durante a festa mais popular do país”, enfatizou.
O projeto recebe o apoio da Prefeitura de Coruripe, além das secretarias municipais de Turismo e Pesca, de Saúde; de Esporte, Lazer e Eventos; de Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Desenvolvimento; do Trabalho e Ação Social; de Limpeza Pública; de Transporte e Trânsito; de Infraestrutura e Urbanismo; da Agência de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável de Coruripe (Adelisco); Ascom (Assessoria de Comunicação); Instituto Amigos da Natureza (INAM), da Secretaria de Educação e das escolas municipais José de Carvalho Souza, e Liege Gama Rocha.

Um comentário:

  1. Que ótima iniciativa! Fico chocada quando vejo
    em que se transfornou a beira do rio, é muita imundice, espero que o prefeito dê um jeito de tirar esse povo daí, que dê uma moradia digna pra
    eles e que revitalize o mangue para que voltem os carangueijos.

    ResponderExcluir