sexta-feira, 8 de abril de 2011

Reestruturação do Fórum Estadual do Turismo teve aprovação unânime

Com o objetivo de otimizar o andamento das ações no segmento turístico, o Fórum Estadual do Turismo de Alagoas apresentou, na primeira reunião de 2011, a reestruturação das câmaras temáticas e projeto de regionalização do turismo. A nova estrutura teve aprovação unânime dos presentes. O encontro aconteceu , nesta manhã, no Centro de Convenções de Maceió e reuniu poder público, privado e entidades ligadas ao setor.
Das oito câmaras que existiam, foram reajustadas em cinco: Capacitação e Qualificação, infraestrutura e segurança, regionalização e segmentação, meio ambiente e marketing e promoção.
Segundo o secretário executivo do Fórum, Renato Lobo, as câmaras temáticas apoiam na análise e parecer de assuntos específicos que forem notados como necessários, propondo normas, regulamentos e soluções para o melhor funcionamento do setor, estabelecendo suas competências e composição.
Danielle Novis, presidente do Fórum e secretária de Estado do Turismo, disse que a as câmaras irão indicar e coordenar as ações em cada área específica. “Os problemas do setor serão discutidos e elencaremos as soluções, metas e prazos”, assegurou.
Dentro do Projeto de Regionalização do turismo do Ministério do Turismo, existem os critérios de classificação dos municípios turísticos do estado. Hoje, existem sete regiões turísticas em Alagoas, Região do Sertão Alagoano, Região Caminhos do São Francisco, Região Celeiro das Tradições, Região dos Quilombos, Região Costa dos Corais, Região Metropolitana e Região das Lagoas e Mares do Sul.
De acordo com Renato, será apresentada uma pontuação para o atendimento a cada um dos critérios estabelecidos, classificados de 0 a 100. O município que não obtiver o número superior a 50 pontos, será considerado a desenvolver. “Dentro dos critérios estão: oferta e demanda turística, cadastros no Cadastur, infraestrutura de apoio, marketing, pesquisas, políticas públicas e diretrizes de regionalização do turismo”, explica.
Para Patrícia Paixão, do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), representando o Ministério do Turismo, é com muita alegria que fazemos parte dessa reunião propositiva e participativa. “Tudo o que foi apresentado aqui tem um forte alinhamento com a política nacional do turismo”, afirma.
Novas reuniões já foram agendadas, a próxima no dia 20 de junho e as outras nos dias: 29 de setembro e 7 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário