quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dados da Infraero mostram 28,8% de aumento no fluxo de passageiros, em maio

Desde 2008, o mês de maio vem apresentando crescimento no fluxo de passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió. Segundo dados da Infraero, divulgados à Secretaria de Estado do Turismo, em 2011 o crescimento chegou aos 28% na movimentação de passageiros em relação ao mesmo período do ano passado.
Passaram pelo aeroporto no mês de maio, 116. 707 passageiros contra 91.122 no mesmo mês de 2010.  Já se comparado com 2008, onde 76.291 pessoas compuseram o fluxo no aeroporto, o crescimento é ainda maior, chegando aos 52%.
No acumulado dos meses de janeiro a maio também houve elevação nos números. Em 2011, 681.594 pessoas passaram pelo aeroporto, contra 610.687 no ano passado, representando um aumento de 12%.
Segundo Paulo Kugelmas, superintendente de Marketing da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL), o crescimento do fluxo é também reflexo da realização de eventos no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e da chegada de novas empresas no Estado, que vêm movimentando o turismo durante a baixa temporada. “O segmento de eventos e corporativo vem crescendo muito nos últimos anos em Alagoas”, afirma.
OCUPAÇÃO HOTELEIRA - A taxa de ocupação e o tempo de permanência em hotéis de Alagoas também cresceram. De acordo com o Boletim de Ocupação Hoteleira, elaborado pelo setor  de investimentos de Setur-AL, de maio de 2010 a maio de 2011, a taxa de ocupação aumentou em 7,7% e o tempo de permanência cresceu 6,5%. Só no mês de maio de 2011 o crescimento foi de 55%.

Ascom/SETUR/AL

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ministério do Turismo realiza workshop nos destinos indutores de Alagoas

Na última terça-feira, o Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), Sebrae e Cia do Turismo, realizou o Workshop de Marketing de Destinos Turísticos no Centro de Convenções de Maceió. O próximo encontro está marcado para o dia 27, em Maragogi, no Hotel Praia Dourada, das 8h30 às 18h30.

O evento tem a finalidade de orientar os gestores públicos, parceiros empresariais e a comunidade a entender formas inovadoras na atuação de comunicação e promoção turística do destino de forma cooperada e integrada.

A metodologia aplicada no workshop é a participativa, e propõe a reflexão coletiva das ferramentas para o marketing do destino por meio de dinâmicas e apresentações de cases de sucesso, facilitando, assim, o entendimento dos gestores do turismo no planejamento e marketing para posicionamento da região do mercado turístico.

De acordo com a consultora do MTur, Jaqueline Gomes, o workshop traz uma dimensão de como o marketing é trabalhado nas campanhas turísticas nacionais e internacionais, e destacou: “Precisamos definir quais produtos representam o Estado e firmar parceiras entre o público, privado e sociedade para o trabalho dar certo”, afirma.

Na abordagem, foi explicado o que é o marketing e a relação dele com o turismo e a hospitalidade, além de assuntos, como: o turismo como atividade econômica, o turismo no Brasil, planejamento do marketing turístico, segmentação de mercado, seleção de mercado-alvo, estratégias de posicionamento, plano de comunicação e internet.

Jaqueline confirmou que todos os 65 destinos indutores do Brasil, dos quais, dois são de Alagoas, passaram por análise de diversas dimensões, como: planejamento, website e promoção. No workshop, a dimensão abordada foi o marketing, já analisada pelo MTur.

Para o diretor de produtos da Setur, Renato Lobo, esse workshop estimula o desenvolvimento do potencial de competitividade do destino nos mercados, nacional e internacional.

Todos os participantes recebem material para subsidiar o workshop, além de um certificado. Para participar da edição de Maragogi, acesse: http://www.turismo.gov.br/turismo/mktdestinos/inscricoes/index.html