sexta-feira, 8 de abril de 2011

Secretarias do Turismo e do Trabalho serão parceiras em projeto de qualificação

Para qualificar e inserir jovens no mercado de trabalho do segmento turístico, que a cada temporada vem aumentando seus índices de fluxo, ocupação hoteleira e demandas, a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda (Seter-AL) firmou parceria, na tarde do último dia 5, com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) e o trade turístico alagoano. O encontro aconteceu no Centro de Convenções.
A proposta é que, juntos, façam um levantamento das principais demandas de qualificação do setor para verificar as oportunidades de empregos, depois, estruturar e planejar o edital do projeto de qualificação. A verba para execução das atividades está prevista para o segundo semestre de 2011 e vem do Ministério do Trabalho através do Plano Setorial de Qualificação (Plan Seq).
De acordo com o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Renda, Herbert Motta, Alagoas teve um índice de empregabilidade nos serviços turísticos em 2010 de 165,8%, cerca de 3 mil empregos. “A nossa meta é qualificar de acordo com o Planseq cerca de 4 mil profissionais para trabalhar no setor e inserir no mercado de trabalho, temos que pensar na empregabilidade e no desenvolvimento do setor econômico de forma conjunta”, assegura.
Motta apresentou para o setor dados de 2003 a 2010 sobre a empregabilidade em Alagoas e a evolução da área, com foco nos mecanismos de políticas públicas do governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, que oferece pelo Sine e pela Casa do Trabalhador Autônomo, a ser inaugurada durante as ações da Semana do Trabalho, a intermediação da mão de obra, qualificação profissional, programa de geração de renda e habilitação de Seguro Desemprego.
Devido ao grande desempenho da empregabilidade do setor de turismo nos últimos 8 anos, Herbert Motta apresentou o Sine e a Casa do Trabalhador Autônomo como órgãos importantes para os encaminhamentos dos profissionais.
“O turismo tem uma grande importância para o desenvolvimento de Alagoas e teve o melhor desempenho nos últimos 8 anos. Precisamos observar o Sine como um forte parceiro para a intermediação dessa mão de obra”, observou o secretário. O trade vai nos ajudar a identificar o que o mercado está precisando e vamos financiar, fomentar, acompanhar e planejar o processo. Temos que ser otimistas, mas trabalhar de forma realista”, assegura Motta.
Segundo Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, o turismo é um dos setores que mais cresce no mundo, no Brasil já representa o quarto item da balança comercial e não poderia ser diferente aqui em Alagoas.
“O crescimento do Estado, o resgate de sua credibilidade, a sinergia existente entre diversos setores públicos e privados fazem com que o turismo realmente represente um dos eixos estruturantes para o desenvolvimento econômico de Alagoas. O turismo é um dos setores capazes de gerar emprego, ocupação e renda a custos baixos, de influenciar na melhoria da qualidade de vida das pessoas em função dessas oportunidades de emprego; mantém as pessoas em suas localidades e eleva a autoestima do povo alagoano, de valorizar sua identidade”, afirma Novis.
Ressalta ainda, que com o crescimento do setor, as perspectivas para Alagoas serão as melhores possíveis, mas, se por um lado estamos duplicando a nossa oferta, consequentemente temos que nos preocupar em caminhar de forma responsável para não comprometer o principal ativo.

Fórum Estadual do Turismo ajudará no processo logístico do projeto
Para discutir a qualificação profissional, Danielle Novis, propôs que todos comparecem na reestruturação do Fórum Estadual do Turismo, que será apresentada no dia 07, no Centro de Convenções.
“Dentro do Fórum, existe uma câmara temática voltada para qualificação e capacitação, então, é importante que todos participem na quinta-feira da apresentação da nova estrutura do Fórum, assim, a discussão continua de forma alinhada”, convida e explica Novis.
O trade turístico alagoano também participou da reunião. Dentre eles estavam, Associação Brasileira da Indústria de Hóteis de Alagoas, Maceió Convention, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e o Instituto de Desenvolvimento Profissional (IDP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário